Agência Primore

Blog

O que são e como estão sendo usadas a Realidade Aumentada e Realidade Virtual nos negócios

O que são e como estão sendo usadas a Realidade Aumentada e Realidade Virtual nos negócios

Há muito tempo, as telas dominaram as nossas vidas e mostraram que vieram pra ficar. Desde a invenção das televisões, elas fascinam e envolvem. Nos últimos anos, as melhorias têm sido rápidas e constantes. Diversos textos e estudos baseados na influência negativa e positiva de sua presença em nossas vidas pipocam a todo instante.

Um novo uso das telas que tem crescido exponencialmente é para mergulhar nas novas realidades: as realidades aumentadas e realidades virtuais (ou VR).

 

Realidade aumentada

A realidade aumentada é quando a tela oferece novas maneiras de interagir com o meio ao seu redor. As promessas são muitas: vidros de carro com GPS e internet integrados (como a imagem que abre a o post), apps que possibilitam ver o resultado de mudanças de cor ou de disposição de móveis usando o seu imóvel como pano de fundo ou mesmo jogos que mostrem pokémons pela cidade são grandes exemplos.


Se quiser saber mais, clique aqui e veja outros exemplos de aplicação da tecnologia.

 

Realidade Virtual (ou VR – Virtual Reality)

A realidade virtual é quando as telas apresentam uma realidade completamente nova e alternativa. Existem óculos de VR que possuem o hardware necessário para usá-las ou alguns que você encaixa seu smartphone. Se você está se perguntando qual a vantagem e aplicações disso tudo, sentimos dizer que, no presente, é basicamente para jogos. Algumas poucas empresas já tentam explorá-la de uma outra maneira, usando a VR para promoção de filmes, séries, lugares e eventos. Utilizando fotos e vídeos 360º, as possibilidades aumentaram e trouxeram também clipes, mas como poucas pessoas tem o equipamento adequado, as opções de entretenimento ainda são escassas. É importante frisar que nem nem todos os vídeos e fotos 360º estão dentro da realidade virtual, pois somente quando eles são preparados para os aparelhos VR, que incluem algumas especificações como dividir a tela pra causar a imersão necessária, é que eles se enquadram na categoria. Clique aqui e entenda um pouco mais sobre o assunto.

As pessoas que já experimentaram tal tecnologia dizem que é realmente incrível e que, no caso dos games, você deixa de assistir o jogo pra realmente fazer parte da aventura. Empresas como a Sony estão investindo no segmento.

 

E aí, já faz uso de algumas das “novas realidades”? Acredita no potencial de crescimento delas? Conta pra gente!

Voltar